Relações com Investidores

© 2020 – Todos Direitos Reservados – Termos e CondiçõesPolítica de Privacidade

Powered by MZ

Perfil Corporativo

Estrutura Operacional

A Springs opera oito plantas localizadas no Brasil que se suprem entre si de forma que, em seu conjunto, formam uma indústria integrada de fiação, tecelagem, preparação, tinturaria, estamparia, acabamento, e confecção de produtos têxteis para o lar. A Springs opera também uma planta na Argentina.

Linha de Produtos

As atividades industriais da Springs são focadas em três segmentos principais: Cama, Mesa e Banho (CAMEBA), Utility Bedding e Produtos Intermediários.

CAMEBA

A Companhia desenha, fabrica e comercializa uma linha completa de produtos coordenados com suas marcas e licenças, e também marcas de terceiros, que são distribuídos através dos grandes varejistas localizados, em sua maioria, na América do Sul, e que inclui lençóis e fronhas avulsos, jogos de lençóis, toalhas de mesa, toalhas de banho, tapetes e acessórios para o banheiro.

Utility Bedding 

Essa categoria de produtos está representada por travesseiros, protetores de colchão, edredons e colchas.

Produtos Intermediários

A Companhia fabrica e comercializa fios e tecidos para um mercado representado principalmente por pequenas e médias confecções, malharias e tecelagens. Os tecidos são vendidos no seu estado natural ou tintos e estampados.

Processo Produtivo

Várias de nossas matérias-primas são commodities, cujos preços variam de acordo com as flutuações das forças de oferta e demanda. Compramos grandes quantidades de algodão, poliéster, nylon e látex, bem como grandes quantidades de produtos químicos, tais como, corantes, auxiliares, soda cáustica, peróxido de hidrogênio e materiais de embalagens, incluindo caixas de papelão, embalagem de vinil e plásticos.

As duas principais matérias-primas utilizadas em nosso processo produtivo são: as fibras de algodão e as fibras de poliéster cortadas:

Algodão: Nossos abastecimentos de algodão são feitos por intermédio de contratos de fornecimento celebrados com mais de 80 diferentes fornecedores, de várias partes do Brasil e, também de comercializadores internacionais. De modo geral, tais fornecimentos são adquiridos através de contratos futuros, pelos quais as entregas de algodão são efetuadas em datas de entrega programada.

Poliéster: Adquirimos quase todo o nosso poliéster no Brasil. Tendo em vista que realizamos aquisições constantes de poliéster durante todo o ano e, em razão do alto volume dessas aquisições, adquirimos o produto a preços estáveis. Embora os preços do poliéster possam ser afetados pelas variações dos preços do petróleo, eles também tendem a seguir os preços do algodão, com flutuações menos extremadas.

O gráfico a seguir demonstra o fluxo do nosso processo têxtil:

Produtos Intermediários

Fios: Fiação é o processo pelo qual fibras de algodão e poliéster são reunidas para criar os fios empregados nos tecidos. As principais tecnologias utilizadas na produção de fios são: anel, rotor e jato de ar. A fiação a rotor é de seis a nove vezes mais produtiva do que a fiação a anel, o que reduz o custo de produção. A fiação a jato de ar é, em média, duas vezes mais rápida do que a fiação a rotor, sendo, contudo, menos versátil do que esta tecnologia. Tanto a tecnologia a rotor, como a de jato de ar, produzem fios de qualidade mais regular, enquanto a fiação a anel produz fios mais macios.

Tecidos: Tecelagem é o processo de entrelaçamento de fios para a produção de tecido. A tecelagem consiste em introduzir perpendicularmente o fio, entrelaçando uma camada de fios paralelos. O fio é transformado em tecido cru por meio de modernos teares de alta velocidade do tipo air-jet, os quais são muito mais rápidos e mais eficientes que os tradicionais teares a laçadeiras. O tecido cru é então tingido e/ou estampado e acabado. Todo esse processo é chamado de acabamento e se inicia com a remoção da goma utilizada para a tecelagem e das impurezas do material, através do processo de purga e alvejamento. Em seguida, dependendo do destino final do produto, cores e design, o tecido é tingido em cores sólidas e/ou estampado, com base nas especificações do cliente.

Utility Bedding

Colchas: As colchas destinadas ao mercado institucional (ex.: hospitais e hotéis) são tingidas com processo denominado VAT a fim de atingir cores mais sólidas. O produto é em seguida cortado e costurado de acordo com as dimensões e especificações técnicas dos segmentos aos quais se destinam. As colchas são então submetidas a processos adicionais de lavagem e secagem para melhorar sua textura.

Travesseiros: As fibras são recebidas em fardos e misturadas para melhor uniformizá-las. Depois disso, são processadas através da operação de cardagem, que as paraleliza, formando uma teia que é dobrada diversas vezes e cortada em tamanhos específicos. Uma quantidade adequada é então enrolada e inserida na fronha do travesseiro. O travesseiro é finalizado com a costura para o seu fechamento.

Edredons e Protetores de Colchão: De modo semelhante aos travesseiros, as fibras são recebidas em fardos e misturadas para uma melhor uniformização. Em seguida, são processadas através da operação de cardagem, onde as fibras são penteadas, paralelizadas e comprimidas para formar a manta. A manta é costurada e inserida entre as duas partes da capa do edredon, baseado nas especificações do cliente. A capa do edredon é então costurada e embalada.

Canais de Distribuição

A Companhia comercializa seus produtos através de dois canais de vendas principais:

Varejo Multimarcas

Os produtos de CAMEBA da Springs são vendidos nos mercados multimarcas sob marcas reconhecidas e renomadas, incluindo: Artex e Santista (Brasil), e Arco Íris, Fantasia e Palette (Argentina).

Os principais clientes da Springs no segmento multimarcas são lojas de departamento, grandes varejistas, além de lojas e redes especializadas em CAMEBA, de pequeno e médio porte. A Companhia atende atualmente a mais de 10 mil clientes ativos, garantindo uma cobertura nacional de vendas e acesso importante principalmente a cidades de menor porte. Trata-se do principal canal de distribuição da Springs, representando aproximadamente 80% das vendas e o principal canal para atendimento dos segmentos econômicos.

A relação da Companhia com lojas de departamentos de maior porte e com os grandes varejistas é empreendida em todos os níveis, abrangendo desde o atendimento ao cliente, gestão da marca, desenvolvimento de produto e merchandising. Seus esforços de vendas são complementados por um diálogo estratégico de longo prazo com os membros da alta administração destes clientes.

De forma geral, a Springs conta com a confiança de varejistas e licenciadores de marcas líderes que consideram-na uma Companhia que constrói e executa estratégias de marketing para suas marcas consistentes com os segmentos de clientes em que atua.

Varejo Monomarca

A Companhia opera lojas próprias e/ou administra um sistema de franquias das bandeiras MMartan e Artex que, em conjunto, lhe garante presença e cobertura de virtualmente todo o território nacional.

Cada bandeira possui um formato operacional específico e bem definido, incluindo um portfolio de produtos próprios e um conjunto de estratégias de marketing e de merchandising voltadas ao atendimento de distintos grupos consumidores.

As marcas Casa Moysés e MMartan são vendidas nas lojas MMartan e a marca Artex é vendida nas lojas Artex.

Varejo Digital

A Companhia também comercializa seus produtos através de uma plataforma proprietária de comércio eletrônico. Temos uma loja online para cada marca no Brasil.