Perguntas Frequentes - FAQ

Onde são negociadas as ações da Springs Global?

As ações da Springs Global são negociadas na Bolsa de Valores de São Paulo - BOVESPA sob o código "SGPS3", admitidas à negociação no Novo Mercado, que representa o nível mais avançado de práticas diferenciadas de governança corporativa.

Quais são os direitos das ações da Springs Global?

Todas as ações em negociação da Companhia são ordinárias e conferem aos seus titulares os seguintes direitos:

  • Direito de voto nas Assembleias Gerais da Companhia, sendo que cada ação corresponde a um voto;
  • Direito ao recebimento de dividendos ou outras distribuições feitas aos acionistas da Companhia de forma proporcional às suas respectivas participações no total das ações de emissão da Companhia;
  • Direito ao rateio, em caso de liquidação da Companhia, dos ativos remanescentes após o pagamento de todos os passivos na proporção de suas respectivas participações no total das ações de emissão da Springs;
  • Direito a tag along, na hipótese de alienação do controle acionário da Companhia, o adquirente do bloco de controle deverá efetuar oferta pública de aquisição, no prazo de 90 dias após a aquisição do bloco de controle, para a compra de todas as ações em circulação no mercado, a um preço não inferior a 100% do preço pago por ação do bloco de controle; e
  • Todos os demais direitos assegurados às ações, nos termos previstos no Regulamento de Listagem do Novo Mercado, no Estatuto Social da Companhia e na Lei das Sociedades por Ações.

O que é Governança Corporativa?

Governança corporativa é o conjunto de práticas que regem a maneira pela qual as companhias são administradas e monitoradas, compreendendo os relacionamentos entre Acionistas, Conselho de Administração, Diretoria, Auditoria Independente e Conselho Fiscal. As boas práticas de governança corporativa têm por finalidade fortalecer a estratégia de crescimento da companhia e contribuir para sua perpetuidade.

O que são dividendos, e quando eles são pagos?

Dividendos representam o valor em dinheiro distribuído aos acionistas de uma companhia (sociedade anônima). O valor dos dividendos é proporcional à quantidade de ações possuída e ao lucro obtido pela empresa no exercício financeiro anterior. De acordo com a Lei das Sociedades Anônimas, é assegurado aos acionistas um dividendo mínimo de 25% do lucro líquido apurado em cada exercício desde que haja saldo positivo na conta de lucros / prejuízos acumulados, sendo que no caso da companhia o dividendo obrigatório corresponde a 1/3 do lucro líquido.

A Companhia está obrigada pela Lei das Sociedades por Ações e pelo Estatuto Social a realizar Assembleia Geral Ordinária até o quarto mês subsequente ao encerramento de cada exercício social na qual os acionistas terão que deliberar sobre a distribuição de dividendo anual. O pagamento de dividendos anuais toma por base as demonstrações financeiras auditadas, referentes ao exercício social imediatamente anterior. Nos termos da Lei das Sociedades por Ações, o dividendo anual deve ser pago no prazo de 60 dias a contar de sua declaração, a menos que a deliberação de acionistas estabeleça outra data de pagamento que, em qualquer hipótese, deverá ocorrer antes do encerramento do exercício social em que o dividendo tenha sido declarado.

Qual a estrutura societária da Springs Global?

Como investir em ações?

Antes de procurar uma Corretora de Valores, sugere-se que você estude o assunto no site da BM&FBovespa. Contribuindo para o aprendizado do iniciante, a Bolsa de Valores de São Paulo elaborou um Curso Básico sobre o Mercado de Ações. São três módulos distintos, que ainda trazem exercícios para você testar seus conhecimentos. Clique nos links abaixo e confira:

Curso Básico Mercado de Ações

Curso Básico Mercado a Vista

Curso Básico Mercado de Opções

Depois disso, o próximo passo é você procurar uma Corretora de Valores. As Corretoras e outros intermediários financeiros dispõem de profissionais voltados à análise de mercado, de setores e de companhias, e com eles você poderá se informar sobre o momento certo de comprar e vender determinadas ações para obter melhores resultados.

Se ainda quer saber mais acesse o site www.quersersocio.com.br

Como e onde a Springs Global divulga suas informações?

Todos os fatos relevantes, divulgação de resultados e demais comunicados ao mercado da Medial são divulgados simultaneamente na CVM/Bovespa e na área de relações com investidores do website da Companhia. Você também poderá receber tais informações via correio eletrônico. Para se cadastrar, clique aqui.

As demonstrações financeiras completas são publicadas anualmente em jornais brasileiros. As demonstrações financeiras trimestrais, press releases, apresentações, fatos relevantes e avisos aos acionistas estão disponíveis na área de relações com investidores do website da Springs. Outras informações sobre a Companhia também podem ser obtidas nos sites da Bolsa de Valores de São Paulo (www.bmfbovespa.com.br) e Comissão de Valores Mobiliários (www.cvm.gov.br).

Como as pessoas não residentes no Brasil podem investir nas ações da Springs?

Investidores residentes no exterior, mesmo os investidores institucionais, têm permissão de comprar instrumentos de participação nas bolsas de valores do Brasil, incluindo-se as ações ordinárias da Springs Global, desde que cumpram com os requisitos de registro estipulados pela Resolução CMN No. 2.689 e Instrução CVM nº 325.

Com poucas exceções, nos termos da Resolução CMN no. 2.689, os investidores podem realizar qualquer tipo de operação nos mercados de capitais brasileiros que envolva um valor mobiliário negociado em um mercado de ações, de futuros ou de balcão organizado. Investimentos e remessas para o exterior de ganhos, dividendos, lucros ou qualquer outro pagamento relacionado com as ações ordinárias da Springs Global são feitos através do mercado da bolsa.

Para se tornar um investidor registrado, nos termos da Resolução CMN No. 2.689, o investidor não residente no Brasil deve:

  • nomear um representante no Brasil com poderes para atuar no que se relaciona ao investimento;
  • nomear um custodiante autorizado no Brasil para o investimento, que deve ser uma instituição financeira devidamente credenciada pelo Banco Central e pela CVM; e
  • por meio de seu representante, registrar-se como investidor estrangeiro na CVM e registrar o investimento no Banco Central.

Os valores mobiliários e outros ativos financeiros de titularidade de investidores estrangeiros, nos termos da Resolução CMN No. 2.689, devem estar registrados ou custodiados ou mantidos em contas de depósitos de uma entidade devidamente credenciada pelo Banco Central ou pela CVM. Além disso, a negociação de valores mobiliários por investidores estrangeiros geralmente está limitada a operações de valores mobiliários listados nas bolsas de valores brasileiras, ou negociados em mercados de balcão organizados autorizados pela CVM. O pagamento referente às ações ordinárias terão de ser feitos à Springs Global por meio da Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia (CBLC).

Como posso contatar a Área de Relações com Investidores da Springs Global?

Springs Global Participações S.A.
Av. Paulista 1754, 2 Sobreloja - 01310-920 - São Paulo-SP
Tel: 55-11-2145-4476
Fax: 55-11-2145-4581

ri@springs.com

Como posso acompanhar a cotação das ações da Springs Global?

A cotação das ações da Springs Global poderá ser acompanhada na seção "Relações com Investidores" no website da empresa ou ainda por meio do próprio website da BM&FBovespa (www.bmfbovespa.com.br).