Como Analisar a SPRINGS

Demonstrações Financeiras - Sumário dos Critérios de Apresentação e Consolidação

As demonstrações financeiras consolidadas abrangem as demonstrações financeiras da controladora e de suas controladas Coteminas S.A., AMMO Varejo e Springs Global US., das quais possui 100% do capital social.

O processo de consolidação das contas patrimoniais e de resultados corresponde à soma dos saldos das contas do ativo, passivo, receitas e despesas, segundo suas respectivas naturezas, complementado com a eliminação dos investimentos nas empresas controladas, dos lucros ou prejuízos não realizados e dos saldos das contas entre as empresas incluídas na consolidação.

O efeito da variação cambial sobre os investimentos no exterior está destacado na demonstração das mutações do patrimônio líquido na rubrica "Ajuste acumulado de conversão". As práticas contábeis das controladas sediadas no exterior são ajustadas para as mesmas práticas contábeis da controladora. A participação dos acionistas não-controladores é destacada do patrimônio líquido e do resultado,.

As demonstrações financeiras das empresas controladas sediadas no exterior são convertidas para Reais, com base na taxa corrente do Dólar vigente na data do fechamento do exercício, para as contas do balanço patrimonial e pela taxa média mensal para as contas de resultado.

As demonstrações financeiras das controladas são elaboradas para os mesmos períodos de divulgação da controladora e as políticas contábeis adotadas são uniformes para todas as empresas consolidadas.

Fontes de Receita

A Administração da Companhia gerencia seus negócios por região geográfica. As regiões de negócios destacadas são: América do Sul (Brasil e Argentina) e América do Norte (Estados Unidos e Canadá). Adicionalmente, a Companhia e suas controladas possuem dois segmentos operacionais distintos: "Atacado" e "Varejo".

Atacado: A Companhia possui diversas fábricas que se suprem entre si de forma que, em seu conjunto, formam uma indústria integrada de fiação, tecelagem, preparação, tinturaria, estamparia, acabamento e confecção de produtos têxteis para o lar. Não há na Companhia a segmentação operacional entre as categorias de vendas, sendo os relatórios suportes à tomada de decisões estratégicas e operacionais sempre consolidados. Não há unidades operacionais específicas para cada categoria de produtos vendidos e, portanto, essas operações estão sob a denominação de segmento de "Atacado". Os produtos acabados desse segmento são vendidos para diversos clientes multimarcas ao preço de sell-in, para posterior revenda aos consumidores finais.

Varejo: A subsidiária AMMO Varejo possui um conjunto de informações isoladas e decisões de investimentos, preços, expansão de lojas, entre outros, que são tomadas à parte e se constituem no segmento "Varejo". Suas vendas são realizadas ao preço de sell-in quando direcionada a franquias ou ao preço de sell-out quando envolvendo consumidores finais de suas lojas próprias. Dentro do modelo de franquias, o preço que o franqueado paga à Companhia pelo produto é composto por (i) custo da mercadoria, (ii) royalties, que envolvem a prestação de serviços aos franqueados, como treinamentos, consultas especializadas e assistência na montagem das lojas, e (iii) contribuição para o fundo de propaganda.

Categorias de Vendas

A Companhia em suas análises sobre o desempenho de vendas classifica seus produtos de acordo com as categorias de venda (ou linhas de produtos) como: cama, mesa e banho (CAMEBA), utility bedding, produtos intermediários e outros.

As marcas e os produtos da Companhia estão estrategicamente posicionados de forma a atender eficientemente a clientes de diferentes perfis socioeconômicos ao mesmo tempo em que reduz o risco de sobreposição e competição entre as mesmas. Dessa forma, o preço final de venda dos produtos nas lojas é sugerido pela Companhia aos canais de distribuição.

Custos e Despesas

Custo dos Produtos Vendidos: O custo dos produtos vendidos ("CPV") corresponde, principalmente, aos custos de materiais, custos de conversão, outros custos e a despesa de depreciação dos ativos de produção e distribuição.

O custo dos produtos vendidos é apresentado separado para "América do Sul" e "América do Norte". No caso da América do Sul, o CPV é apresentado em separado para os segmentos de negócios "Atacado" e "Varejo".

Despesas de Vendas: As despesas de vendas da Companhia podem ser divididas em três grandes grupos:

  • Despesas de Varejo: Abrangem as despesas relacionadas à operação de sell-out de lojas próprias. Nesse grupo estão incluídas as despesas de ocupação de lojas, especialmente aluguel, condomínios e Fundo de Promoção (nos casos de lojas instaladas em shopping centers) além de salários e comissões sobre vendas.
  • Despesas de Atacado- Compreendem as diversas despesas comerciais especialmente relacionadas à operação de sell-in para clientes multimarcas e de venda de produtos intermediários. Nessa categoria incluem-se: despesas com logística, salários da equipe comercial e comissões de vendas. Estas despesas são apresentadas de forma separada para refletir gastos específicos das operações na América do Sul e na América do Norte.

Despesas Gerais e Administrativas: são especialmente relacionados aos gastos com a administração central da Companhia e de desenvolvimento de produtos, incluindo principalmente gastos com salários e encargos dos funcionários e de manutenção dos escritórios centrais. Essas despesas são apresentadas separadamente para as operações da Companhia no Brasil e no exterior.

Resultado Financeiro

O resultado financeiro da Companhia é composto por (i) despesas financeiras, que incluem o pagamento de juros e encargos da dívida; (ii) despesas bancárias com uso dos cartões de débito e crédito em nossas lojas próprias, impostos e descontos concedidos a clientes; (iii) receitas financeiras, como juros recebidos sobre a aplicação do saldo de caixa, assim como outras aplicações e outros ativos, e ainda (iv) ganhos ou perdas decorrentes de variação cambial sobre a ativos e passivos denominados em moeda estrangeira, bem como na tradução para Reais dos resultados apurados em nossas operações no exterior.

Investimentos e Depreciação

Os investimentos permanentes da Companhia são apresentados de forma segregada entre Atacado e Varejo. Via de regra, os gastos incorridos que aumentam o valor ou estendem a vida útil estimada dos bens são incorporados ao seu custo; gastos relativos à manutenção e reparos são lançados para resultado quando incorridos.

No caso do Varejo, os investimentos referem-se a gastos necessários para abertura de novas lojas próprias e ampliação e/ou reformas das lojas atuais. Eventuais investimentos para aquisição de pontos comerciais de novas loja são computados no ativo mas não são depreciáveis.

A Companhia também rotineiramente investe em sistemas e tecnologia de informação, além de diversos investimentos de cunho de administrativo.

As depreciações são computadas pelo método linear com base nas taxas que levam em consideração a vida útil estimada dos bens.